Ilha de Paquetá PQT - Ponto de Mídia Livre

“Festival da Guanabara” promete agitar o fim de semana em Paquetá

Publicado em .

Cultura meio ambiente e cidadania serão temas da segunda edição do Festival da Guanabara em Paquetá e promete ocupar as ruas praças e praias da ilha a partir de hoje até o domingo. O evento multicultural se estenderá ainda para espaços culturais formais, como a Casa de Artes Paquetá e informais, uma série de casas de pessoas físicas convertidas em locais de convivência, cultura, lazer e ação comunitária, como Casa Flor, Vagão 206, Espaço Sol, Casa Verde, Varanda da Madame Sanz, Jardim Secreto de Paquetá e outras.

Entre outras atividades, o festival contará com Música, exposições e passeios fotográficos, apresentações de Audiovisual/cineclube, de Teatro e Dança Urbana - Passinho. Também haverá contadores de histórias, palhaçaria, e a famosa Gastronomia Popular, além de Fórum de debates sobre os problemas da Ilha, da Baía e seu entorno.

A abertura tem início às 20h desta sexta-feira, com jantar literário com o chef Vander Borges, um sarau com a poeta Christana Nóvoa (com palco e microfones abertos a quem quiser participar) e a inauguração da exposição a “As filhas de Dona Isabel – Bonecas Artesanais Brasileiras na Coleção de Maria Candida Gonçalves”. A partir de 21h, acontece o Sarau do Bom Jesus, na praia dos Tamoios, com o padre Nixon, Pedro Jonathas e convidados.

Os organizadores apostam em uma ação coletiva, comunitária, financiada e viabilizada inteiramente pela colaboração de voluntários com as contribuições, como uma campanha de arrecadação no site de crowdfunding Kikcante. Segundo Flavio Aniceto, 43 anos, produtor cultural, morador de Paquetá há seis anos e coordenador geral do evento, as diversas crises e mudanças sempre foram elementos de inspiração para os movimentos culturais.

— A cultura é puramente tensão, conflito, inovação e sobrevive na ‘crise’, até em função disso — lembra. — Para viabilizar o festival na crise, se você não pode doar uma contribuição simbólica, doe seu tempo, experiência, fazer artístico e cultural. Queremos tudo!

A ideia da turma do festival é "ocupar" cultural, social, ambiental e afetivamente as ruas, praças e casas/espaços culturais da bucólica - e às vezes agitada - Ilha, com ações diversas, que, em sua maioria, serão de livre acesso ou, quando cobradas, serão a preços populares. Segundo ele, trata-se de um festival-manifesto, “uma declaração de amor e de atitude, baseada nos conceitos de cidadania cultural e dos direitos à cultura e à cidade”.

— A ruas, as praças e praias são os nossos palcos livres. As casas e as varandas são uma extensão dessas ruas. Estamos vivendo tempos mortos, com aumento da violência física, social e psicológica e acreditamos que a melhor maneira de combater esses males é fazer. Reclamar fazendo — defende o produtor.

A programação completa do evento pode ser acessada pelo link http://festivaldaguanabara.com.br/

Fonte: https://extra.globo.com/noticias/rio/festival-da-guanabara-promete-agitar-fim-de-semana-em-paqueta-21591438.html

Imagens anexadas na notícia:

Sem fotos

Menu secundário

Patrocínio: Patrocínio: Prefeitura do Rio | Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal através da Lei Aldir Blanc