Ilha de Paquetá PQT - Ponto de Mídia Livre

Nova licitação das barcas prevê trecho até Duque de Caxias, na Baixada Fluminense

Publicado em .

Foto 1 - Estudos de viabilidade para barcas até Duque de Caxias foram feitos Foto: Divulgação

Há pelo menos quatro anos, moradores da Baixada Fluminense ouvem falar de um projeto de ligação da região com o Centro do Rio por meio de barcas. O que parecia uma promessa distante está perto de se tornar realidade. Nesta segunda-feira, às 10h, uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Duque de Caxias, organizada pelo governo do estado, explicará pontos importantes da travessia Caxias-Praça Quinze e ouvirá sugestões da população para a futura obra.

Com a anulação do contrato com a CCR Barcas — porque a concessionária não quer mais operar o serviço —, a Secretaria estadual de Transporte afirma que uma nova licitação para o sistema aquaviário do Rio já está em andamento. “De acordo com o novo modelo de operação, a empresa vencedora deverá operar, pelo prazo de 20 anos, o serviço de transporte aquaviário na Baía de Guanabara e na Baía de Ilha Grande”. Ou seja, a nova empresa é que será responsável por operar o trajeto Caxias-Praça Quinze.

Foto 2 - Projeção de como será a futura estação das barcas Foto: DIVULGAÇÃO

A CCR Barcas afirmou que “não tem interesse em participação de nova licitação”.

A Prefeitura de Caxias já começou as obras de acesso para a instalação da estação das barcas, com o alargamento da Rua Almirante Greenfall. Ela terá 500m de comprimento por 300m de largura, com quatro berços de atracação. O local ficará nos fundos do Parque Gráfico da Infoglobo e do Hospital Municipal Moacyr do Carmo.

— Conseguimos com o estado essa exigência. Como será uma concorrência internacional, haverá muitos interessados em operar esse sistema. São mais de quatro milhões de passageiros. É uma vitória para o povo da Baixada — contou o prefeito do município, Washington Reis.

Foto 3 - Prefeito de Duque de Caxias observa área onde será instalada a futura estação das barcas Foto: Cléber Júnior / Extra

Bilhete de integração

A ideia da Prefeitura de Duque de Caxias é construir na região um estacionamento para que motoristas deixem seus carros no local. Ao pagar pela permanência do veículo, o cidadão terá direito ao bilhete das barcas.

— Também teremos um terminal rodoviário para ônibus de diversas cidades da Baixada e da Região Serrana. São mais de 6 milhões de pessoas que vivem nessas regiões — contou João Carlos Grilo Carletti, secretário de Obras de Caxias.

VALOR

A concessionária vencedora da licitação deverá investir cerca de R$ 300 milhões para tirar do papel a estação das barcas de Caxias. “Toda iniciativa de transporte aquaviário é bem-vinda. Ainda bem que esse projeto sairá do papel, mas vamos fiscalizar”, afirma Vicente Loureiro, diretor-executivo da Câmara Metropolitana.


VIABILIDADE

Todo o estudo para a implementação do serviço das barcas foi feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH). Uma das premissas é a de que seja formado um canal com 6m de profundidade e 100m de largura para o acesso aquaviário ao futuro terminal.

O PROJETO

Desde meados de 2014, discutia-se a instalação das barcas em Caxias, para um serviço operado pela Baía de Guanabara. Um projeto do deputado estadual Dica, que é da cidade, já tinha sido aprovado em todas as comissões da Alerj.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

A reunião amanhã começa às 10h. A Câmara fica na Rua Paulo Lins 41, no bairro Jardim Vinte e Cinco de Agosto.

Imagens anexadas na notícia:

Nova licitação das barcas prevê trecho até Duque de Caxias, na Baixada Fluminense Nova licitação das barcas prevê trecho até Duque de Caxias, na Baixada Fluminense Nova licitação das barcas prevê trecho até Duque de Caxias, na Baixada Fluminense

Menu secundário

Patrocínio: Patrocínio: Prefeitura do Rio | Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal através da Lei Aldir Blanc